De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas, a partir de 4 de abril, uma tonelada de trigo dos Estados Unidos, Canadá e Austrália custará em média 72.500 ienes (cerca de 625 dólares), quase o preço de todos os tempos. alta desde 2008.
Com base na Lei 113 sobre Oferta e Demanda dos Principais Alimentos e Estabilização de Preços (1994), a medida do Estado japonês responde a um aumento no preço de compra do produto em nível internacional.
O alto preço do trigo deve-se ao impacto das más colheitas nos principais países exportadores, bem como às restrições económicas impostas à Rússia neste domínio devido à sua operação militar especial na Ucrânia.
Os dois países líderes na guerra respondem por 30% da oferta global de trigo, razão pela qual a situação afeta severamente a oferta de cereais.
No Japão, a demanda anual de trigo é de 5,6 milhões de toneladas, 90% das quais vem do exterior.
Segundo especialistas, após esgotadas as reservas atuais das empresas de moagem japonesas, os preços de produtos essenciais da cesta básica, como farinha, pão e macarrão, também aumentarão, publicou o jornal The Japan Today.
jf/lcp / fav