É um derivado usado principalmente no preparo de cremes dentais e em outras aplicações, como na produção de medicamentos, alimentos e cosméticos, disseram vários executivos à Prensa Latina.
O Azcuba Sugar Business Group está a trabalhar na produção de 1.100 toneladas de sorbitol em 2022, volume semelhante ao do plano do ano anterior, disse o responsável pelos Derivados daquela entidade, Carlos González.
A fábrica de sorbitol, localizada em Camagüey (cerca de 500 quilômetros a leste de Havana), utiliza como matéria-prima para obter esse derivado a glicose fornecida por várias usinas de açúcar com refinarias. Embora a instalação tenha capacidade para produzir 10 mil toneladas deste item, sua produção não ultrapassou confortavelmente mil toneladas por ano desde seu início no Período Especial.
Este último refere-se ao estágio de crise econômica que ocorreu no país após a perda de seus tradicionais parceiros comerciais com o desaparecimento do socialismo no Leste Europeu e na União Soviética.
A usina também enfrenta dificuldades para importar o catalisador necessário no processo de produção do sorbitol devido a restrições e obstáculos inerentes ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba por mais de seis décadas por sucessivos governos dos Estados Unidos.
Essa unidade também está trabalhando no desenvolvimento em escala industrial do frutooligossacarídeo, conhecido como FOS 55%, uma substância com benefícios comprovados para a saúde humana e animal e que aumentará o valor agregado da produção.
Além de Cuba, cerca de 20 nações produzem sorbitol, incluindo Estados Unidos, França, Itália, Japão, Canadá, Alemanha, Rússia, Holanda, Brasil, México e Argentina.
González destacou que a Azcuba trabalha na safra atual, além do açúcar, na produção de álcoois de diversos tipos, incluindo gel bactericida, rum, energético, ração animal, tábuas de bagaço, dióxido de carbono, torula levedo e saccharomyces, xaropes e outros derivados de cana.
Sobre a importância desta gramínea, a diretora do Instituto Cubano de Pesquisas em Derivados da Cana-de-Açúcar, Mariela Gallardo, assegurou que esta cultura tem características excepcionais, com alta capacidade de fotossíntese e alto rendimento de biomassa superior à espessura do restante.
acl/rs/glmv