O Ministro das Relações Exteriores russo falou aos repórteres após a reunião de quinta-feira com seus homólogos da Ucrânia, Dmitry Kuleba, e da Turquia, Mevlut Cavusoglu, na cidade turca de Antalya.
Disse que era “alarmante” quando o Ocidente “continua voltando e voltando” às referências ao uso de armas nucleares e à possibilidade do início de uma terceira guerra mundial. “Mas nós nunca falamos sobre isso”, disse ele.
Segundo Lavrov, no contexto dos acontecimentos dos últimos anos na Ucrânia, que se intensificaram nos últimos meses e semanas, somente representantes ocidentais, especialmente membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), falam sobre este assunto.
Na reunião, o chefe da diplomacia russa propôs a realização de consultas trilaterais com a participação de especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Moscou e Kiev, informou a agência de notícias TASS.
Também chamou a atenção para a ameaça de que as armas fornecidas à Ucrânia pelo Ocidente poderiam então se espalhar por toda a Europa.
“Ameaças e riscos para a aviação civil serão criados por muitos anos, e não apenas nos céus ucranianos: eles podem se espalhar por toda a Europa”, advertiu ele.
Os países ocidentais que fornecem armas letais à Ucrânia, incluindo milhares de sistemas de mísseis antiaéreos portáteis, estão agindo perigosamente, disse ele.
O Ministro das Relações Exteriores observou que a Rússia está exigindo uma explicação sobre as atividades biológicas dos EUA na Ucrânia.
“Estamos muito preocupados com as informações que vieram à tona de que o Pentágono estabeleceu várias dezenas de laboratórios militares e biológicos em território ucraniano, como parte de seu programa realizado em todo o mundo, em violação à convenção pertinente sobre a proibição de armas biológicas e tóxicas”, enfatizou.
Os militares russos encontraram provas em documentos de laboratórios biológicos na Ucrânia de que os Estados Unidos financiaram a pesquisa de um mecanismo secreto para a disseminação de patógenos mortais, disse o Ministério da Defesa russo na quinta-feira.
O porta-voz do exército, Major General Igor Konashenkov, disse que seu país tem informações detalhadas sobre a implementação no Pentágono de um projeto para estudar a transferência de vírus através de aves selvagens que migram entre a Ucrânia e a Rússia e outros países vizinhos.
jcm/mml/bm