O diplomata cumprimentou a nova ministra, desejando sucesso em seu mandato e felicitou Boric, que nesta sexta-feira se tornou a pessoa mais jovem a assumir a presidência no Chile, segundo a Chancelaria cubano em mensagem no Twitter.
Rodríguez liderou a delegação cubana que assistiu à posse do representante da coalizão Apruebo Dignidade, perante a qual também prestaram juramento os membros de sua equipe de governo, com forte presença feminina.
Siches tornou-se a primeira mulher na história chilena a ocupar o Ministério do Interior e Segurança Pública. Durante sua estada no Chile, o chanceler cubano se reuniu nesta quinta-feira com María Begoña, ministra da Saúde, com quem trocou experiências da nação caribenha no setor.
Além disso, reuniu-se com o chefe de Ciência, Tecnologia, Conhecimento e Inovação do Chile, Flavio Andrés Salazar, e ambas as partes manifestaram seu interesse comum em ampliar os vínculos de cooperação em correspondência com potencialidades mútuas.
Nesse dia, o chanceler também manteve um encontro com Antonia Urrejola, que assumirá a direção da política externa da nação sul-americana no novo governo, a quem confirmou a vontade de aprofundar as relações e a cooperação bilateral.
Ao chegar em solo chileno, Rodríguez reafirmou o propósito de promover o desenvolvimento dos laços históricos que unem as duas nações.
Esta vontade foi confirmada em dezembro do ano passado, quando o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, felicitou Boric, um evento que ele descreveu como uma histórica vitória popular.
acl/jfs/glmv