Conforme detalhado pelo Itamaraty, os legisladores sancionados serão proibidos de entrar no Reino Unido, não poderão acessar quaisquer ativos que possuam no país ou fazer negócios com empresas britânicas. A Rússia reconheceu a independência e soberania de Lugansk e Donetsk em 21 de fevereiro e três dias depois lançou o que o presidente Vladimir Putin descreveu como uma operação militar especial no Donbass em resposta ao pedido de ajuda feito pelas novas autoridades para repelir a agressão.
Segundo o presidente russo, o objetivo da incursão armada é proteger a população de Donbass dos abusos e genocídios perpetrados por Kiev nos últimos oito anos e desmilitarizar a Ucrânia, cujo governo solicitou adesão à Organização do Tratado do Norte Atlântico (OTAN).
O Reino Unido, os Estados Unidos, a União Europeia e os restantes aliados acusam Putin de invadir o país vizinho e implementaram sanções económicas e financeiras contra os mais altos representantes do Estado e do Governo russos, e contra empresários, bancos, companhias aéreas e navios daquele país.
As potências ocidentais também aumentaram as entregas de armas para Kiev nos últimos dias e enviaram mais tropas para os países membros da Otan próximos à Rússia.
jcm/nm/mmd