Em entrevista coletiva no MES, o diretor de História e Marxismo-Leninismo da instituição, Rafael Cervantes, informou que o evento acontecerá de 23 a 25 de março e contará com várias palestras, sessões de debate e trabalhos em comissões. Estas atividades serão precedidas por um intercâmbio virtual na plataforma Moodle, que estará disponível de 14 a 18 de março e se concentrará na comunicação, ensino e pesquisa.
Entre os tópicos a serem discutidos estarão as mudanças a serem implementadas na melhoria do ensino das disciplinas História de Cuba, Educação para a vida cívica, Marxismo-Leninismo e a preparação de quadros e suas reservas.
A oficina contará com a presença de 200 delegados de todas as instituições educacionais da ilha e de alguns centros de pesquisa.
Por sua vez, o diretor de Ciências Sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Citma), Jorge Luis Domínguez, disse que existem lacunas no sistema educacional da ilha que requerem atualização através de trabalho de pesquisa.
Explicou que a intenção da oficina é incentivar as disciplinas a serem discutidas na reunião para cumprir efetivamente seu papel social e aprofundar os estudos relacionados às questões locais e territoriais.
Também destacou que ainda há uma dívida histórica para com o líder histórico cubano, Fidel Castro, com relação ao desenvolvimento da economia política da construção do socialismo.
Os livros também serão apresentados no evento: El pensamiento antirracista de Fidel Castro Ruz, Miradas en contexto. Aproximaciones desde la universidad a la Cuba actual y los últimos números de la revista Cuba Socialista.
O workshop é o resultado de um processo de análise derivado dos documentos aprovados no Oitavo Congresso do Partido Comunista de Cuba, realizado em abril do ano passado.
rgh/ool/mks/bm