O evento ocorreu na noite de sábado, e também deixou dois civis feridos.
A polícia de Calatagan identificou o policial morto como sendo o patrulheiro Gregorio Panganiban Jr, designado para o destacamento local como suboficial de finanças e membro da equipe de patrulha de trânsito.
O policial foi baleado no peito durante o incidente e foi levado para o Metro Balayan Medical Center, mas foi declarado morto na chegada pelo médico assistente.
Três suspeitos, identificados como Joel Robles Herjas, Rolly Herjas e Gabriel Robles Bahía, moradores da área, também morreram durante o tiroteio.
Enquanto isso, os civis Joselito Carlum e Mayumi Dunaway sofreram ferimentos a bala em seus corpos e foram levados ao Centro Médico Metro Balayan para serem tratados.
Segundo relatos, o pessoal da Polícia Municipal de Calatagan recebeu informações de que homens armados suspeitos estavam vagando pela Calatagan Cockpit Arena após as 22:00, horário local.
Uma investigação revelou que eles supostamente planejavam assassinar Michael Comaya, vereador da cidade vizinha de Lian e administrador da referida instalação, que está atualmente sob investigação.
jcm/lp/sc