A especialista do Centro de Biofísica Molecular de Orleans expressou sua gratidão pelo gesto em uma cerimônia realizada naquela cidade do centro-noroeste da França, onde a cerimônia também foi conduzida pelo diretor geral do Instituto de Vacinas Finlay de Cuba, Vicente Vérez, e pelo diretor de pesquisa da mesma instituição, Dagmar García.
Em declarações à Prensa Latina, o Dr. Vérez destacou a contribuição de Paquet para a criação de imunógenos, produtos considerados um feito científico na ilha devido à sua eficácia e à velocidade e contexto em que foram desenvolvidos, marcados pelo bloqueio econômico, comercial e financeiro dos EUA, que Washington apertou em meio à pandemia.
Nosso colega francês desempenhou um papel importante no projeto espacial das moléculas que mais tarde formaram a vacina soberana e, portanto, hoje prestamos a ela uma merecida homenagem, ressaltou.
De acordo com Vérez, Paquet e outros especialistas estrangeiros, que foram solicitados pelo Instituto de Vacinas Finlay a colaborar, fizeram sua parte em um projeto que descreveu como um grande esforço.
Eles agiram com a rapidez que precisávamos e sua capacidade de resposta era muito alta, disse o renomado cientista, que também mencionou colegas como o italiano Fabrizio Chiodo e o iraniano Alireza Biglari.
A série de agentes imunizantes contra Covid-19 sob o selo Soberana inclui Soberana 01, Soberana Plus e Soberana 02, o único no mundo desenvolvido para crianças entre 2 e 5 anos de idade.
A Ordem Carlos J. Finlay concedida nesta segunda-feira ao Dr. Paquet é concedida pelo Conselho de Estado da República de Cuba aos cidadãos da ilha e aos estrangeiros em reconhecimento dos méritos extraordinários e de sua valiosa contribuição no campo da ciência.
mgt/wmr/bm