De acordo com o texto, Yang Jiechi, diretor de Relações Exteriores do Partido Comunista Chinês, disse ao conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, que essa opção é a melhor na atual situação global porque favorece os interesses dos dois povos e responde às expectativas da comunidade internacional.
O dirigente prôpos que Washington busque um terreno comum, construa uma ponte de colaboração e que busque um entendimento.
Lembrou que o presidente chinês Xi Jinping propôs em novembro passado ao seu homólogo estadunidense, Joe Biden, que apostasse no respeito mútuo, na coexistência pacífica e na cooperação ganho-ganho como os três princípios para o desenvolvimento das relações bilaterais.
Yang expressou esperança de que a Casa Branca possa cumprir as promessas apresentadas então por Biden, que negou pretensões de buscar uma nova Guerra Fria, modificar o sistema chinês ou se opor a ele fortalecendo alianças.
Quanto à questão de Taiwan, sublinhou que se trata da soberania e integridade territorial do gigante asiático, lamentando que a atual administração norte-americana tenha prometido não apoiar a independência ali, mas atua em sentido contrário.
“O lado chinês expressa sua grande preocupação e firme oposição aos recentes comentários e ações errôneas do lado estadunidense sobre questões relacionadas a Taiwan”, disse Yang, prevendo o fracasso de qualquer movimento separatista.
Da mesma forma, ele ratificou a posição de tolerância zero de Beijing para interferência estrangeira nos assuntos de Xinjiang, Tibete e Hong Kong, uma vez que são internos.
Além das questões bilaterais, Yang e Sullivan também revisaram a situação na Ucrânia, na península coreana, no Irã e no Afeganistão.
As duas autoridades conversaram na Itália na segunda-feira, e a China elogiou a conversa como “franca, profunda e construtiva”.
Ele ainda revelou que ambos concordaram em implementar o consenso alcançado por Xi e Biden, aumentar o entendimento e preparar as condições para retornar as relações ao caminho do desenvolvimento saudável e constante.
acl/ymr/cm