Precisamente a delegação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Citma) tem na implementação da Tarefa Vida, um plano estadual de enfrentamento às mudanças climáticas, uma de suas missões prioritárias que olha desta vez para o território onde os primeiros passos de Villa de Santa María, atual cidade de Camagüey em fevereiro de 1514.
O plano de gestão sustentável face à constante erosão do solo obriga a uma intervenção direta a ser realizada em colaboração com especialistas estrangeiros.
Notas do portal web da Rádio Cadena Agramonte indicam que a reabilitação de zonas úmidas na comunidade do norte de Santa Rita e o apoio aos produtores da Cooperativa de Crédito e Serviços Omelio López estão incluídos entre as ações.
A publicação refere ainda que as intervenções “são pagas pelo projeto através da doação de insumos e recursos, e formação para obtenção de culturas mais resilientes em terrenos rochosos de elevada salinidade”.
A todo o cronograma de recuperação das praias de areia, soma-se também a reabilitação do resort La Boca, em Santa Lucía, principal destino turístico; Chave de Sabinal e praia de Jigüey, no município de Esmeralda, próximo a Chave de Cruz, onde está sendo desenvolvido o maior projeto de infraestrutura hoteleira de Camagüey.
O aumento progressivo da duração da estação seca, além da constante elevação do nível do mar, são as principais ameaças às cidades costeiras, que por sua vez sofrem com o aumento da frequência de furacões e outros fenômenos climáticos, daí a preocupação do governo cubano.
Estado e ciência para planos de gestão sustentável em zonas costeiras vulneráveis.
mgt/fam/glmv