De acordo com nota do Instituto Dominicano para a Qualidade (Indocal), o encontro foi liderado pelo diretor dessa instituição, Lorenzo Ramírez, e pelo diretor do Buró Haitiano de Normas (BHN), Monorde Civil, que endossou os acordos da harmonização de padrões e sistemas de qualidade entre as duas nações.
A informação especificou que o encontro faz parte do Programa de Cooperação Binacional Haiti-Dominicano, que promove a Agência de Desenvolvimento de Exportações do Caribe com financiamento do Fundo para o Desenvolvimento da União Europeia para melhorar a qualidade dos produtos de ambos os países e proporcionar maior competitividade às empresas.
Eles também concordaram em desenvolver um plano de ação e estabeleceram o cronograma de trabalho para o período 2022-2023, que se concentrará em alcançar a harmonização de padrões para cinco produtos das três cadeias de valor selecionadas: cacau, óleos essenciais/cosméticos e artesanato.
Também concordaram em organizar treinamentos presenciais para intercâmbio técnico sobre calibração de escalas e padrões volumétricos, o que facilitará a reciprocidade de informações entre BHN, Indocal e setor privado.
msm/ema/hb