Pela primeira vez, a jornada Minhas Raízes terá lugar na ilha, um evento dedicado a exaltar as contribuições da criadora da cultura e promover os sons que distinguem os campos da maior das Antilhas.
Segundo María Victoria Rodríguez, promotora da iniciativa, o encontro agendado para os dias 15 e 16 de março terá lugar no município de Güines, na província ocidental de Mayabeque.
Da mesma forma, Rodríguez explicou que o espaço conta com o apoio do Ministério da Cultura e suas dependências no território anfitrião, bem como do Instituto Cubano de Música e outras entidades governamentais.
Será um dia intenso de trabalho, exposições, colóquios, oficinas e intercâmbios com figuras de renome que cultivam os sons tradicionais de Cuba, destacou Rodríguez.
A homenagem à autora da icônica canção Yo soy el punto cubano, abrirá suas cortinas com uma cerimônia oficial na Capela de Santa Bárbara, e continuará com a exibição do filme Vida y Obra de Celina González e o espaço teórico dedicado para discutir carreira e esforços para resgatar a música camponesa.
Também na agenda está um encontro com atuações de novos artistas, a apresentação do catálogo de discos da cantora, pela Empresa de Gravações e Edições Musicais, Egrem, e um show ao ar livre.
Falecida em 4 de fevereiro de 2015, a Prêmio Nacional de Música (2002) é um símbolo da cultura dos campos cubanos e das tradições religiosas, pois legou um amplo repertório do gênero de música guajira, sons montunos, tonadas, criollas e guarachas.
acl/lbl/hb