Com sede na Casa de las Américas, o evento defende a construção de plataformas digitais eficazes para defender causas nobres na América Latina e no mundo, ganhando relevância no contexto do Dia da Imprensa cubana.
Sob o rótulo #HacemosPatria, o evento retoma o legado do Herói Nacional, José Martí, 130 anos após a fundação do jornal Patria, órgão oficial do Partido Revolucionário Cubano liderado pelo herói da independência, cuja marca histórica é reconhecida por mais de 100 comunicadores convidados.
Eles têm muita força e nos fazem transcender o tempo. Vejo Martí conosco, disse Wafy Ibrahim, assessor para a América Latina do canal árabe Al Mayadeen durante o primeiro dia do Colóquio promovido pela Casa de las Américas, a revista Resumen latinoamericano e a União de Jornalistas de Cuba.
O concurso, veiculado pelas principais plataformas online dessas instituições, permite analisar as máquinas de manipulação de opiniões e consciências implementadas pela mídia hegemônica e pelas redes sociais.
acl/chm/cm