Por meio de sua conta no Twitter, o embaixador japonês em Beirute, Takeshi Okuboa, ressaltou que o acordo proporcionará assistência técnica a médio e longo prazo com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social e econômico da nação dos cedros.
Este avanço entre os dois países ocorre após longas negociações entre o Ministério das Relações Exteriores libanês e a missão diplomática japonesa aqui.
Com o funcionamento deste Escritório, o governo japonês poderá ajudar o povo libanês dentro de marcos legais em diferentes setores ou por meio de especialistas e voluntários.
No início desta semana, o Japão concluiu a implantação de painéis solares em 122 escolas no Líbano para ajudar a reduzir o consumo de eletricidade em meio à atual crise.
Durante a cerimônia de doação no Second Islah Public Mixed College em Sidon, 50 quilômetros ao sul desta capital, o embaixador japonês pediu às autoridades libanesas que coloquem a energia renovável no centro de uma estratégia nacional abrangente.
O Líbano enfrenta uma desvalorização sem precedentes da moeda local em relação ao dólar, grandes altas nos preços de combustíveis, remédios e itens básicos.
jcm/yma / fav