A iniciativa, apresentada pelo Governo, tornou-se uma urgência nacional com o voto de 131 deputados, 10 contra e 19 ausentes, durante o 25 º período da sessão ordinária, na véspera.
De acordo com o artigo dois do regulamento, será concedido um subsídio de cinco quetzales por galão de diesel (0,65 centavos de dólar) e 2,50 quetzales por galão de gasolina comum (0,33 centavos de dólar).
Apenas podem optar pelo apoio os importadores destes combustíveis que constarem registrados na Direção Geral de Hidrocarbonetos do Ministério de Energia e Minas, antes da data de entrada em vigor da lei.
A fim de cumprir as disposições, o Orçamento Geral das Receitas do Estado terá que ser ampliado, surgiu durante a discussão da proposta oficial e de outras bancadas, que apresentaram emendas para aumentar o subsídio por galão de gasolina comum para três quetzales e para incluir a super gasolina, mas sem sucesso.
Assim que soube da notícia, o presidente Alejandro Giammattei aproveitou para parabenizar o Congresso em suas redes sociais por apoiar “um benefício direto ao bolso dos guatemaltecos”.
Por sua vez, o ministro de Energia e Minas, Alberto Pimentel, disse ontem em reunião com a Diretoria Legislativa, que 98% dos veículos com placas comerciais fazem parte da cadeia de transporte de produtos básicos e utilizam diesel para sua operação. daí a proposta do Executivo.
Esta medida, assegurou, enquadra-se num conjunto de iniciativas adoptadas pelo Governo para fazer face à crise económica provocada pelo aumento dos preços dos combustíveis na sequência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
De acordo com a agenda planejada, os deputados também deram luz verde em seu terceiro debate para uma ampliação milionária do Ministério das Comunicações, Infraestrutura e Habitação, decisão bastante questionada pela oposição.
rgh/mmc / fav