O evento, que acontece a cada dois anos na cidade de Guantánamo, está programado para retornar de 23 a 27 de junho de 2022 com dedicatórias especiais a promotores e instituições desse gênero musical.
De acordo com os organizadores, a presente convocatória celebrará os 110 anos de nascimento do changüiseiro Arturo Latamblé Veranes, os 70 anos do grupo Estrellas Campesinas de Yateras e os 15 anos da Casa del Changüí.
Da mesma forma, o concurso homenageará os 85 anos da rádio provincial CMKS e os presidentes dos clubes do projeto sociocultural comunitário La Cumbancha por seu incansável trabalho em defesa da sonoridade de Guantánamo.
Outras decorações para a festa serão bailes, clubes comunitários, amostras audiovisuais e um concerto contra o bloqueio e pela devolução do território ocupado ilegalmente pela base naval norte-americana em Guantánamo.
Entre as principais atividades do evento cultural destacam-se o concurso de criação changuiseira Pedro Speck, o colóquio Rafael Inciarte e os concursos de treseiros, bongoseiros, marimbuleiros e bailadores.
A agenda inclui um encontro com as famílias dos músicos, a merecida homenagem a figuras e grupos destacados do mundo changuiseiro; bem como o II Encontro Internacional de Sindicalistas em defesa da identidade cultural da América Latina e do Caribe.
La Ruta del Changüí guiará o caminho da Peregrinação changuiseira, enquanto a seção Tradiciones en Proyección comemorará o 120º aniversário do nascimento do compositor sinfônico Pablo Ruiz Castellanos.
A música como protagonista do evento manterá os artistas e dançarinos acordados com o Changüí mais longo do mundo, uma autentica descarga musical que em 2018 ampliou seu recorde de duração para 31 horas ininterruptas.
Para mais informações, os interessados podem escrever para silvano.reve@gmail.com (Presidente Honorário); cpm@gtmo.cult.cu (Diretor do Centro Provincial de Música); baciachangui@gmail.com (Coordenador Geral do Festival) ou paradiso@scgt.artex.cu (Agência de Viagens Paradiso. ARTEX. Guantánamo).
rgh/yrv/cm