O Ministério da Indústria, Comércio e Turismo indicou que este é o recorde da Espanha para um mês de janeiro e os dados fornecidos pela Alfândega indicaram que as importações também alcançaram valores recorde de 31.666 milhões de euros.
A Secretária de Estado do Comércio, Xiana Méndez, comentou que “em janeiro, o grande dinamismo que o comércio exterior demonstrou ao longo de 2021 foi mantido e as exportações continuam a crescer fortemente”.
Com a série ajustada sazonalmente e corrigida pelo efeito calendário, as exportações subiram 0,2% e as importações 0,3% em comparação com o mês anterior, disse a fonte.
As principais contribuições positivas à taxa anual de mudança das exportações em janeiro de 2022 vieram do setor de produtos químicos, com destaque para medicamentos, produtos energéticos, derivados de petróleo e eletricidade.
Também, semimanufaturas não químicas e bens de capital. Por outro lado, alimentos, bebidas e tabaco estavam no vermelho.
Os principais mercados para as vendas espanholas no exterior foram a União Europeia, com 65,4% do total, com aumentos para Portugal (37,8), Itália (34,9), França (21,8) e Alemanha (6,4).
A América do Norte (41,3), América Latina (33,8), África (22,3) e Reino Unido (18,6) foram os outros principais destinos de exportação.
mgt/ft/bm