Isso foi ratificado pelos membros do Conselho Técnico Consultivo da província, que também destacaram o papel estratégico deste órgão consultivo, que estuda e emite recomendações na tomada de decisões, com base na aplicação da ciência, tecnologia e inovação.
Durante a última reunião dos membros do Grupo, presidida pelo Governador de Holguín, Julio César Estupiñán, superou-se a urgência da integração de todos os setores, a fim de alcançar o necessário aproveitamento das potencialidades do território.
Nesse sentido, Estupiñán destacou entre as vantagens da província para atingir esse objetivo, o sistema de Ensino Superior Holguín, que está organizado em três universidades, o mesmo número de filiais e os Centros Universitários Municipais.
Da mesma forma, ele destacou o trabalho de 10 entidades de pesquisa e extensão, incluindo a Estação Provincial de Pesquisa Canavieira e a Agrofloresta Experimental Velasco.
Outros centros relevantes são o Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas; a Provincial Meteorológica e a Investigação e Reabilitação de Ataxias Hereditárias, que obteve durante os seus mais de 20 anos de trabalho cerca de 140 prêmios nacionais e internacionais.
Por sua vez, o delegado do Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Holguín, Alejandro Torres, destacou a importância de fechar o ciclo de projetos e avaliar seu impacto econômico e atividade produtiva.
Neste momento, em Holguín estão sendo realizados cerca de 75 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, dos quais nove estão associados a programas nacionais; 13 entidades do território aparecem como principais operadores e 57 são entidades participantes.
mem/mlp/jcfl