Na festa tradicional, as pessoas se lambuzam com cores naturais como açafrão e farinha de grama para amarelo, farinha de milho e henna para verde e outras formas, trocam cumprimentos, doces e guloseimas como Gujiya assado, Dahi Vada, Ragi Malpuas, Bhang Thandai e Raita de frutas.
Os foliões saem às ruas e dançam músicas populares enquanto as crianças espalham balões coloridos para celebrar a ocasião do dia e da noite.
Os médicos aconselharam a celebrar o festival das cores observando o comportamento adequado devido à pandemia de Covid-19.
O Dr. Kabir Sardana, chefe do Departamento de Dermatologia do Hospital Dr. Ram Manohar Lohia em Nova Délhi, aconselhou os cidadãos a usarem apenas cores orgânicas sem produtos químicos e aplicarem óleo de coco em seus corpos.
As cores químicas não só danificam a pele, olhos e cabelos, mas também são difíceis de remover depois.
Se você tem diabetes, eles devem ser totalmente evitados, pois os pacientes diabéticos são mais propensos a infecções de pele, diz o Dr. Supriya Awasthi, professor da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Internacional de Noida.
Tampouco se deve colocar corantes em animais porque isso pode causar infecções graves, acrescentou o especialista. Os corantes químicos causam inchaço, irritação nos olhos, erupções cutâneas, infecções pulmonares e prejudicam pessoas que sofrem de problemas respiratórios, como asma, e seu uso indevido polui a água, a terra e o ar.
As celebrações do Holi começaram ontem à noite com o Holika Dahan ou a queima do diabo, quando as pessoas acendem fogueiras após o pôr do sol, realizam rituais e cantam letras de músicas folclóricas em instrumentos tradicionais. Eles também realizaram o Parikrama, circulando ao redor da fogueira ou pira.
O presidente indiano, Ram Nath Kovind, cumprimentou a população por ocasião do Holi e em mensagem disse que este festival de cores traz alegria à vida das pessoas e é um exemplo de harmonia social e esperança para infundir a paz e fortalecer o espírito de construção da nação .
O vice-presidente Venkaiah Naidu disse que é um momento de reunir familiares e amigos em uma celebração alegre e espontânea que traz paz, harmonia, prosperidade e felicidade e fortalece os laços de amizade e bondade que unem a sociedade.
Por sua vez, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi expressou sua esperança de que o festival das cores traga felicidade à vida de todos.
oda/abm/hb