Os acontecimentos na Síria desde 2011 forçaram o Ocidente a remover gradualmente as suas máscaras, enquanto a guerra na Ucrânia o desmascarou completamente e torpedeou as fundações da falsa propaganda ocidental, disse ele.
Os seus comentários vieram durante a sua recepção de um grupo de professores veteranos por ocasião do Dia Nacional dos Professores.
Segundo o líder, os regimes ocidentais foram incapazes de enganar a Síria antes e depois da guerra, e agora estão completamente “nus” perante o povo sírio e outros em todo o mundo, e mesmo perante o seu próprio público.
Ele considerou que o Ocidente não está de todo preocupado com o direito internacional e recordou que os EUA são o país que mais pisou nas instituições do direito internacional nas últimas décadas e transformou o mundo numa selva.
Al-Assad afirmou que o seu país não pode apostar na mudança do Ocidente num futuro previsível e desempenhar um papel objectivo, justo ou útil em qualquer das questões que dizem respeito a esta nação e a outros Estados.
Há dezessete anos, decidimos virar-nos para o Oriente porque os acontecimentos mostraram que não se pode confiar no Ocidente e porque o Oriente já está hoje desenvolvido e capaz de satisfazer as necessidades da maioria dos países do mundo sem querer controlar o nosso destino e sem bloqueios ou supremacia, concluiu o líder.
oda/fm/vmc