Esta encenação vai reviver o libreto, fragmentos e peças musicais do original, que estreou em 1932 no popular Coloso de las 100 puertas, e inclui direção de arte de Daniel Noriega e direção musical do maestro Igor Corcuera, regendo a Banda de Concerto Nacional. Durante a apresentação, que prestará homenagem ao centenário da Rádio Cubana, será destacada a participação da Companhia Laura Alonso do Centro Prodanza, dirigida pelo Premio Nacional de Danza 2022, enquanto as partes corais serão executadas pelo Coro del Instituto Cubano de Radio y Televisión sob a égide do maestro Liagne Reina.
A peça incorpora nos papéis de Cecilia Valdés os sopranos Kirenia Corzo e Marta Elisa Cuesta, enquanto o personagem de Leonardo de Gamboa será assumido pelos tenores Humberto Bernal, Bernardo Lichilín e Armando Hernández; juntamente com figuras estabelecidas e novas do gênero lírico.
Com a colaboração da Oficina del Historiador de la Ciudad, do Centro Nacional de Música de Conciertos, do Teatro Lírico Nacional de Cuba, da estação de rádio CMBF e do Centro Prodanza, as apresentações programadas comemorarão o 140º aniversário da publicação do romance homônimo de Cirilo Villaverde.
oda/chm/bm