Nos resultados dos ensaios clínicos de fase II e III realizados com NeuralCIM durante 48 semanas, foi demonstrado que é seguro e bem tolerado, sem eventos adversos graves, destacou a gerente do projeto, Dra. Teresita Rodríguez.
Uma parte considerável dos pacientes -assinalou Rodríguez- apresentou redução no avanço da deterioração cognitiva e melhora das variáveis secundárias.
Estão previstos dois ensaios clínicos: um em Havana (comparativo) e outro nas restantes províncias em fase IV. Em todos os casos, os participantes receberão medicamentos para Alzheimer, disse Rodríguez, citado pelo Observatório Científico.
Do número total de pacientes no estudo comparativo, alguns serão tratados com NeuralCIM, enquanto o grupo de controle receberá um medicamento padrão internacional, esclareceu o especialista.
Os locais específicos para esses ensaios serão escolhidos em uma reunião com especialistas do Ministério da Saúde Pública de Cuba. Em princípio, incluirão um número limitado de pacientes, mas a ideia é aumentar gradativamente o número, comentou o especialista.
Antes de iniciar os estudos, a equipe que desenvolve o medicamento apresentará um protocolo para sua avaliação pelo Centro Estadual de Controle de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos.
Quanto aos critérios de elegibilidade, o Dr. Rodríguez especificou que estarão presentes pacientes com Alzheimer leve e moderado (sintomas de perda de memória, dificuldades de concentração, problemas para completar tarefas diárias, confusão sobre lugares e passagem do tempo, entre outros).
Pessoas com sintomas semelhantes ao Alzheimer e que desejam participar do estudo também estão incluídas, devendo se dirigir aos locais de ensaio previamente anunciados para avaliação por profissionais de saúde.
Aqueles que apresentarem critérios de inclusão poderão participar dos ensaios, de acordo com o número esperado de pacientes, e ao iniciarem nele receberão o tratamento correspondente.
O resultado esperado será mais informações sobre eficácia e segurança, disse o gerente do projeto. De acordo com a literatura médica, o Alzheimer é uma doença mental progressiva caracterizada por uma degeneração das células nervosas do cérebro. Além da diminuição da massa cerebral e as manifestações básicas são perda de memória, desorientação temporal e espacial e deterioração intelectual e pessoal.
mem/joe/glmv