O tema da reunião de dois dias é “Parceria para a Unidade, Justiça e Desenvolvimento” e o primeiro-ministro Imran Khan fará o discurso principal da reunião, informou a Rádio Paquistão.
A reunião vai deliberar sobre os desafios que a Ummah muçulmana enfrenta e o caminho a seguir para promover a unidade, bem como as relações econômicas e comerciais e também a situação na Palestina.
Os ministros das Relações Exteriores da OIC também discutirão os desenvolvimentos no Iêmen, Líbia, Sudão, Somália, Síria e outras regiões.
A sessão coincide com as comemorações do 75º aniversário da independência do Paquistão.
Ministros das Relações Exteriores e dignitários de estados membros e observadores da OIC participarão do desfile do Dia do Paquistão amanhã como convidados de honra.
O conselheiro de Estado chinês e ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, está presente como convidado especial.
Os altos funcionários de outros países, representantes das Nações Unidas e organizações regionais e internacionais, como a Liga Árabe e o Conselho de Cooperação do Golfo também estarão presentes.
A conferência pretende reafirmar a luta contra a islamofobia e discutirá estratégias para combater os efeitos das mudanças climáticas, a desigualdade na distribuição de vacinas e a erosão do progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A reunião fará um balanço das decisões tomadas na Sessão Especial do Grupo de Contato da OIC realizada em Islamabad em dezembro do ano passado sobre a situação humanitária no Afeganistão.
Durante os dois dias da sessão, mais de 100 resoluções serão examinadas, informou o jornal The Express Tribune.
Muitas questões africanas também estão na agenda da cúpula, como a situação no Mali, na região do Sahel e no Lago Chade, na África Central e na República da Guiné.
acl/abm/cm