24 de February de 2025

NOTICIAS

Petrolífera francesa Total vai deixar de comprar produtos da Rússia

Petrolífera francesa Total vai deixar de comprar produtos da Rússia

Paris, 22 mar (Prensa Latina) A empresa francesa TotalEnergies anunciou hoje que deixará de comprar petróleo e seus derivados da Rússia antes do final deste ano, como parte das sanções ocidentais contra aquele país devido ao conflito na Ucrânia.

Em uma declaração, a empresa disse que é uma decisão unilateral “de não celebrar ou renovar contratos” para a compra de produtos petrolíferos, citando “a deterioração da situação na Ucrânia”, onde a Rússia iniciou uma operação militar em 24 de fevereiro.

A TotalEnergies também citou a existência de fontes alternativas de hidrocarbonetos para abastecer a Europa.

Segundo a empresa, o fim das atividades se concretizará o mais rápido possível, sem especificar datas, no meio de ações ocidentais para atacar a economia russa, que têm se concentrado na tentativa de isolá-la financeiramente.

Moscou assegurou que sua operação militar contra a Ucrânia é uma resposta à agressão de Kiev contra as autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Luhansk, cuja independência o gigante eurasiático reconheceu.

A Rússia também acusou a OTAN, o bloco liderado pelos EUA, de continuar a se expandir para a Europa Oriental ameaçando suas fronteiras, desta vez com a Ucrânia como ponta de lança.

No dia anterior, o governo francês informou que seu ministro das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, e o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, concordaram em reforçar as sanções contra Moscou.

msm/wmr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES