Através do seu site, o Jornal de Angola noticiou que o projecto foi aprovado pela assinatura de um memorando de entendimento entre o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e a sucursal aqui da gigante multinacional asiática, numa cerimónia realizada no dia ilha de Luanda.
A iniciativa tem como objetivo promover a formação de capital humano e favorecer o aumento dos serviços de TIC no país, disse a imprensa.
Segundo a ministra do ramo, Maria do Rosário Teixeira, a assinatura do documento demonstra a vontade da Huawei em contribuir para a formação profissional dos jovens, fundamental para a promoção do auto-emprego.
A Huawei tem sido um parceiro efetivo do Executivo e das entidades privadas interessadas no desenvolvimento das TIC, salientou o responsável, citado pelo jornal.
Em nome da empresa chinesa, o diretor Chu Xiaoxin avaliou que a implantação da economia digital também exigirá maiores investimentos na infraestrutura nacional em termos de conectividade de banda larga e cobertura de rede.
Até agora, a Huawei coopera com 16 universidades públicas e privadas em Angola, através de ligações escola-empresa, serviços de formação, cursos online e construção de laboratórios, refere a publicação.
mem/mjm/glmv