Organizado pela Empresa Apícola Cubana, Apicuba, o evento conta com a participação e patrocínio do Centro de Pesquisas Apícolas (Ciapi) e de algumas universidades do país.
Até amanhã, 24 de março, acontecerá o evento, cujo programa inclui conferências sobre apicultura no país caribenho, o desenvolvimento da produção orgânica, os usos da própolis cubana, características dos tipos de mel produzidos na ilha e elementos de sua comercialização .
O fórum empresarial está marcado para esta quinta-feira, que terá início às 09h00, hora local, através da página https://apicuba.zoom.cu.
Cuba registrou em 2021 recordes em sua produção e exportação de mel, superando 10 mil 500 toneladas desse produto, e 16 toneladas de própolis, o valor mais alto alcançado no país.
Desses números, mais de 8 mil 520 toneladas foram exportadas, fruto de um programa de desenvolvimento, investimentos, melhoramento genético de abelhas, promoção da flora melífera e diversificação de produtos em busca de maior valor agregado. Atualmente existem 230 mil colmeias em operação no território nacional, o que possibilitou aumentos de outros derivados como cera, pólen e geleia real.
A qualidade e exclusividade do mel cubano, segundo os especialistas, vem do patrimônio floral natural da ilha e não de plantas importadas, por isso são únicos.
mem/km/lcg/glmv