Um funcionário do governo disse numa coletiva de imprensa que o equipamento está seriamente danificado, mas as condições climáticas foram consideradas normais no momento do acidente e não houve perigo. De acordo com a fonte, todos os nove membros da tripulação estavam de boa saúde, a aeronave cumpriu os requisitos de segurança antes da decolagem e manteve comunicação com as torres de controle desde a decolagem até sua súbita queda. Além disso, um porta-voz da China Eastern Airlines disse que a decisão de aterrar todos os 737-800s não significa que o modelo esteja em risco e é apenas uma medida responsável enquanto o incidente estiver sendo investigado.
A caixa preta foi encontrada após o reinício das operações de busca e resgate, que foram interrompidas esta manhã por fortes chuvas que levantaram a possibilidade de deslizamentos de terra e dificultaram a mobilidade na área.
Vinte especialistas em aviação civil se juntaram aos esforços de busca e resgate e tentarão determinar as causas do incidente.
Apesar da velocidade das manobras e do apoio de cães treinados, drones e outras máquinas, até agora apenas pequenas peças do avião e alguns dos pertences de seus ocupantes foram encontrados espalhados por toda a área.
Ontem à noite as autoridades da Aviação Civil informaram que após 30 horas de manobras nenhum sobrevivente foi localizado e os especialistas do setor concordam que será improvável encontrar alguém vivo.
Suas opiniões são apoiadas por um vídeo da queda da aeronave, que se movia verticalmente e a 0,7 vezes a velocidade do som.
O MU 5735 pertencia à China Eastern Airlines e desceu na segunda-feira exatamente em uma área montanhosa na região autônoma de Zhang, no sul de Guangxi, enquanto viajava de Kunming para Guangzhou.
Decolou às 13h15, hora local, depois às 14h19 começou a descer acentuadamente a uma velocidade de 845 quilômetros por hora a partir de uma altitude de 8.869 metros e dois minutos depois perdeu contato com o radar.
A aeronave era um Boeing 737-800, estava em operação há seis anos e meio e tinha uma capacidade de 162 passageiros.
No início do esforço de resgate, um líder local disse que a aeronave estava completamente desintegrada, não via restos mortais de nenhuma das vítimas e considerava improvável qualquer chance de sobrevivência devido ao incêndio florestal que deflagrou na área como resultado do acidente.
jcm/ymr/bm