A troca de videoconferências serviu para definir a agenda do Comité Regional Interministerial, que vai reunir amanhã também em formato virtual, liderado de Luanda pelo chefe da diplomacia angolana, Téte António, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
De acordo com a fonte, os coordenadores nacionais do Cirgl também analisaram várias questões internas da organização, composta por 12 estados do continente.
O embaixador angolano Miguel César Domingos Bembe, à frente da equipa de coordenadores, liderou os debates, a partir da sede aqui do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O fórum ministerial agendado para amanhã contará com a presença dos mais altos representantes das pastas da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria de Angola; Finança; Acção Social, Família e Promoção da Mulher e dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, entre outras entidades, bem como técnicos do Serviço de Inteligência Externa.
O Cirgl reuniu Angola, Burundi, República Centro-Africana e República Democrática do Congo, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Congo, Ruanda, Uganda, Zâmbia e Quénia.
Seu surgimento respondeu à necessidade de coordenar esforços governamentais na área dos Grandes Lagos para enfrentar processos de instabilidade política e conflitos de natureza diversa que ameaçam a paz e o desenvolvimento sustentável.
mem/mjm/glmv