A partida marcará a estreia do técnico mexicano Luis Fernando Tena à frente do Bicolor, após vários meses sem atividade internacional, e os locais esperam repetir a vitória alcançada em mais um 24 de março, mas em 2021.
Em seguida, a Sele venceu os cubanos por 1 a 0 (gol de Luis Martínez aos 60 minutos) no âmbito do primeiro dia das eliminatórias para o Catar 2022.
O onze das Antilhas jogou a última meia hora com 10 homens e deu um vislumbre do que poderia ser no futuro, já que a maioria deles se encontrou pela primeira vez naquela partida.
Agora o Azul e Branco seguirá para o estádio Pensativo, na cidade colonial de Antigua, com artilharia pesada, já que terá quase todos os legionários convocados e a presença de seus seguidores, sob medidas de biossegurança devido à pandemia do Covid-19.
A lista inclui Gerardo Gordillo (Gualaceo, ECU), José Pinto (Tacuary FBC), Nicholas Hagen (HamKam, NOR), Antonio de Jesús “Chucho” López (Necaxa, MEX), Marco Domínguez (Al Yarmouk Kuwait, KUW) e Marvin Ceballos (Leões Negros, MEX).
Junto com eles estarão cinco jogadores do Municipal, quatro do Communications, três do Antigua, dois do Cobán Imperial e um do Malacateco e um do Santa Lucía Cotzumalguapa, respectivamente.
O duelo está marcado para as 18h, horário local, e a seleção caribenha também trouxe um bom número de jogadores que jogam em ligas estrangeiras, a maioria conhecida pelos guatemaltecos em 2021, com exceção de Marcel Hernández, craque Cartaginés da Costa Rica, que estreará aqui.
Esse amistoso será o prelúdio do jogo mais marcante, no dia 27 de abril, contra o México, em uma das sedes da Copa do Mundo de 2026, o Camping World Stadium, em Orlando, na Flórida.
Além disso, abre caminho para a Liga das Nações da Concacaf no meio do ano e a classificação para a Copa Ouro, que é disputada naquele torneio.
jf/mmc/jcfl