O ministro da Saúde e Bem-Estar Familiar, Mansukh Mandaviya, disse em um evento do Dia Mundial da Tuberculose que a sociedade e o governo indianos devem colaborar em seus esforços para vencer a luta contra esta doença, informou a agência Press Trust of India.
Voltando-se aos desafios colocados pela pandemia de Covid-19, o ministro disse que há mais de dois anos a Índia enfrenta esta doença com a prevalência da tuberculose.
Ambas as condições são altamente contagiosas, transmitidas pelo ar e afetam severamente famílias e comunidades, explicou.
“Desenvolvemos um sistema para identificar, tratar e apoiar pacientes em todo o país, e estão surgindo novas tecnologias avançadas e modalidades de tratamento que podem ser usadas na luta contra a tuberculose”, disse ele.
Instalações digitais como sistema de prestação de serviços, inteligência artificial, farmácia eletrônica e telemedicina podem ser usadas para a erradicação da tuberculose, acrescentou.
O governador de Uttar Pradesh, Anandiben Patel, enfatizou que é necessária uma abordagem social que reúna pessoas de todas as origens para atingir a meta ambiciosa de eliminar a tuberculose até 2025.
Ele pediu esforços para garantir uma nutrição adequada para todos, aumentar a conscientização e abordar qualquer estigma social associado à doença e sublinhou a urgência de acabar com a tuberculose infantil.
Jitendra Singh, secretário de Estado do Ministério da Ciência e Tecnologia e Ciências da Terra, destacou os esforços no desenvolvimento de medicamentos e vacinas para eliminar a tuberculose do país.
jcm/abm / fav