O concurso liderado pela ONG Sodepaz e realizado com o protagonismo geral do Movimento Estatal de Solidariedade com Cuba (MESC) foi encerrado esta semana com uma última contribuição da Catalunha, do Fons Català de Cooperació al Desenvolupament, que concedeu 43 mil 881, 45 euros para estes fins, destacou o site digital Cubainformacion.
São fundos de vários municípios catalães para o projeto “Seringas para Cuba: Apoio à campanha de vacinação COVID 19 na cidade de Havana”, que servirá para adquirir mais de meio milhão de seringas, especificamente 548.518, especificou o diretor de mídia, José Manzaneda.
O projeto para estas tarefas foi apresentado pelo Casal d’amistat amb Cuba de Badalona, uma entidade solidária integrada na plataforma Defencem Cuba.
A fonte indicou que o Fons Català de Cooperació al Desenvolupament é uma organização composta por câmaras municipais catalãs e outras organizações municipais (deputações, conselhos municipais e associações), que destinam uma parte do seu orçamento para financiar ações de Cooperação para o Desenvolvimento e Solidariedade com os povos dos países mais desfavorecidos.
Ele lembrou que Cuba, submetida desde 1962 a um rígido bloqueio econômico, financeiro e comercial dos Estados Unidos, pediu no ano passado a solidariedade internacional para avançar os planos de vacinação para toda a sua população, dada a necessidade de comprar seringas e agulhas em um período muito curto .
Da Europa, a ONG Medicuba Suíça levantou o desafio de adquirir, entre os grupos de solidariedade europeus, 10 milhões de seringas, objetivo que foi superado. Apenas a campanha do MESC ultrapassou quatro milhões desses acessórios sanitários.
Com orgulho e apesar da manipulação da mídia, Cuba faz parte do grupo exclusivo dos seis países do mundo que desenvolveram uma ou várias vacinas em tempo recorde, ao lado de potências como Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, China e Rússia.
Por outro lado, também durante a semana soube-se que a Rede Cubana de Solidariedade Canária (RSCC) carregou um contentor de 40 pés, que sairá brevemente do porto de Las Palmas com destino a Cuba.
Esta é a quarta remessa da campanha “Toneladas de solidariedade contra o bloqueio de Cuba”, que é realizada em todo o território espanhol e que contém material de saúde e hospitalar, além de uma equipe cirúrgica de artroscopia e laparoscopia de frutas.
mem/pés/jcfl