Na sua conta de Twitter, o presidente referiu-se a uma reunião realizada com o secretário-geral daquela entidade, Mariano Jabonero, na qual agradeceu o seu contributo para a promoção da educação, ciência e cultura na Ibero-América.
Ontem, Cuba e a OEI assinaram um acordo que permitirá a abertura de um escritório permanente da organização intergovernamental em Havana.
Na ocasião, Jabonero assegurou que esta era uma de suas aspirações desde que assumiu o cargo há quatro anos, já que – afirmou – o Governo cubano tem sido um participante ativo, comprometido e responsável na cooperação dessa entidade e tem apoiado a Ibero-Americana solidariedade.
Ressaltou que o acordo responde à história de quase 40 anos de trabalho com a nação antilhana e é uma oportunidade para crescer e trabalhar mais e melhor de forma comprometida e próxima.
Ele também destacou que com este acordo começa uma nova etapa de crescimento e colaboração para tornar claro e compartilhar o trabalho de Cuba em educação, ciência e cultura.
Por sua vez, Ena Elsa Velázquez, Ministra da Educação, disse que este momento marcará uma etapa superior com a organização, ao mesmo tempo em que consolida e amplia a cooperação.
mgt/evm/bj