S-217622 é um medicamento oral produzido por Shionogi que está atualmente sob revisão pela Agência Japonesa de Produtos Farmacêuticos e Dispositivos Médicos sob o Sistema de Aprovação Acelerada Condicional.
O chefe da pasta de saúde, Shigeyuki Goto, disse em entrevista coletiva que, se o medicamento terapêutico for certificado, o ministério comprará um milhão de doses conforme acordado com a farmacêutica japonesa.
Será a primeira vez que uma preparação local faz parte de tratamentos orais para casos leves ou assintomáticos no país asiático, campo ocupado até hoje por produtos das empresas americanas Merck e Pfizer.
Ao contrário de suas contrapartes estrangeiras, a droga japonesa não se limitará a pessoas em risco de agravamento, de modo que pode reduzir o congestionamento em instituições médicas, disse Goto.
Shionogi relatou que, durante os ensaios clínicos, os pacientes relataram um rápido declínio na carga viral após duas doses de S-217622. Além disso, melhorias significativas na patologia do vírus respiratório e nenhum efeito adverso preocupante foram observados.
rgh/lcp/mmd