contra o portal Brasil 247 e outras mídias que hoje classifica como fontes não confiáveis.
Segundo o 247, tal ação foi liderada pelo agitador digital Rodrigo Padula, ativista político na campanha presidencial do ex-ministro Ciro Gomes, em uma tarefa que violou o princípio da neutralidade defendido pela Wikipedia.
O site indica que a plataforma é confundida com uma verdadeira enciclopédia por muitos internautas e muitas vezes aparece como a primeira fonte de informação sobre diversos temas em buscadores como o Google.
No entanto, alerta, “promove a desinformação política no Brasil, por meio de editores despreparados ou com orientação política”.
Diante da decisão da Wikipedia Brasil de qualificar sites progressistas (Brasil 247, Diario del Centro del Mundo, Forum, entre outros) como “fontes não confiáveis” de informação, a ABI “se solidariza com esses portais”, observa nota assinada pelo jornalista Paulo Jerônimo, presidente da sociedade.
Afinal, por quais critérios a Wikipédia chegou a essa conclusão?, pergunta-se Jeronimo.
A ABI também reafirma seu compromisso com a mais ampla liberdade de informação e com a importância da diversidade de opiniões em um regime democrático.
Isso é ainda mais importante em um país como o Brasil, marcado por monopólios e oligopólios na área de comunicação, diz.
Por fim, a associação destaca: “expressamos nossa expectativa de que a Wikipedia reconheça seu erro e retire sua decisão”.
msm/ocs/bj