5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Polícia Federal do Brasil investiga acusado de ministro da Educação

Polícia Federal do Brasil investiga acusado de ministro da Educação

Brasília, 26 mar (Prensa Latina) A Polícia Federal brasileira informou ao Supremo Tribunal Federal que abriu uma investigação sobre o ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre supostos crimes de tráfico de influência que atingem o presidente Jair Bolsonaro, foi apurado hoje.

A estatal Agencia Brasil indicou que a investigação começou a pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, após relatos na imprensa sobre suposto favoritismo na liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, órgão vinculado ao portfólio do setor.

Uma reportagem do jornal Folha de São Paulo divulgou um áudio em 21 de março em que Ribeiro admitiu favorecer um pedido de Bolsonaro e de conselhos municipais ligados a dois pastores amigos do governo.

Em outra investigação, a polícia apura supostas irregularidades. O instituto da ordem recebeu nesta quinta-feira um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU).

Segundo a agência, os fatos vêm sendo investigados desde o ano passado, antes da publicação da gravação.

Em 27 de agosto, as denúncias foram recebidas pela CGU e tratam de possíveis anomalias que estariam ocorrendo em eventos realizados pelo Ministério da Educação e sobre a oferta de vantagens indevidas, por terceiros, para liberação de recursos.

A controladoria concluiu que os funcionários públicos não foram implicados nas supostas irregularidades e encaminhou o caso para a Polícia Federal, que abriu uma investigação criminal.

O assunto também é investigado na esfera cível pelo Ministério Público Federal. O Tribunal de Contas fará uma auditoria extraordinária do ministério.

A Comissão de Educação do Senado comunicou que quer ouvir Ribeiro na próxima quinta-feira. Inicialmente, o pedido do senador Randolfe Rodrigues, aprovado no colegiado, falava em convocar o funcionário, mas, antes do julgamento do recurso do deputado Wellington Fagundes, o pedido foi transformado em convite.

A mudança na natureza da demanda ocorreu após o presidente do Movimento Democrático Brasileiro, Marcelo Castro, apontar que a comissão recebeu uma carta de Ribeiro na qual ele se coloca à disposição para esclarecer a gravação.

Segundo o jornal O Globo, aliados de Bolsonaro no segmento evangélico desencadearam nos últimos dias um esforço concentrado para convencer o presidente a aceitar a licença de Ribeiro enquanto as investigações prosseguem.

Até o momento, o presidente de extrema-direita sustenta que o ministro é inocente e que solicitou a abertura de uma investigação antes que as acusações venham à tona.

msm/ocs/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES