Detentor da primeira edição, realizada em 2018, o Kiplagat estará ausente da prova por motivos pessoais, pelo que a coroa está disponível para os mais de 400 participantes.
Na ocasião, o corredor de fundo queniano venceu com o recorde de 1:03,53 horas, à frente do cubano Yuleydis La O, que marcou uma hora, dez minutos e seis segundos.
Entre as meninas, por sua vez, foi coroada a etíope Enatnesh Alamrew Tirusew, depois de percorrer a distância em uma hora, 20 minutos e 35 segundos, escoltada pela antilhana Lisandra Gómez, que cruzou a linha de chegada em 1:27,44 horas.
Um ano depois, Kiplagat voltou a reinar entre os homens mas com um recorde de 1:02.51 horas, à frente do seu compatriota Ronald Korir que assinou 1:03.04 horas e do cubano Alexei Machado com um recorde de uma hora, oito minutos e 24 segundos.
Enquanto isso, na seção feminina, a prova deixou um novo campeão, já que o etíope Tirusew não apareceu e deixou o trono bacante, que foi apreendido pelo cubano Liuris Figueredo, vencedor com o tempo de 1:21.23 horas.
Atrás do vencedor, seus compatriotas Misleidys Vargas e Yurisleidis Mestre passaram a linha de sentença, 32 segundos e pouco mais de cinco minutos, respectivamente.
Neste domingo também haverá uma prova de dez quilômetros, que também conta com o aval da Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Distância (AIMS), Mundial de Atletismo e Federação Cubana de Atletismo.
mem/rws/ls