A delegação multissectorial, chefiada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Téte António, vai realizar uma visita de trabalho de 48 horas a convite das autoridades daquele país na Península Balcânica, no sudeste da Europa.
À chegada ao aeroporto internacional Nikola Telsa, o diplomata angolano e os altos funcionários que o acompanham foram recebidos pelos secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da Sérvia, Nemanja Starović e Aleksandar Zivkovic, respectivamente.
De acordo com o programa, Téte António será recebido esta segunda-feira pelo Presidente da Sérvia, Aleksandar VuÄ ić, a quem entregará uma mensagem do seu homólogo angolano, João Lourenço.
As equipas ministeriais vão analisar a situação das ligações, como passo preliminar para o seu relançamento e o estudo de mecanismos que possibilitem a criação de uma comissão de cooperação bilateral, disse o Mirex.
A delegação angolana é composta pelo Ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, e pelos secretários de Estado da Indústria Militar, Afonso Carlos Neto, e da Segurança Técnica do Ministério do Interior, Salvador José Rodrigues , entre outros.
Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, as relações político-diplomáticas, técnico-científicas, econômicas e culturais entre Angola e a Sérvia, herdeira da antiga República Federativa da Jugoslávia, foram estabelecidas em 25 de Abril de 1977, data da assinatura do Acordo Geral de Cooperação Econômica e Técnico-Científico.
O referido compromisso, precisou a fonte, permitiu a posterior assinatura de vários instrumentos jurídicos nos domínios do comércio, cultura e ciência, saúde, ciências médicas e farmacologia e cooperação económica entre agências noticiosas.
jf/mjm/ls