Uma dezena de peças subirá ao palco graças à convocação que reuniu renomadas companhias da ilha como o Teatro El Público e o Argos Teatro, ambos de Havana; Teatro Seu, de Las Tunas; Andante, do Granma; Caña Brava, de Cienfuegos; e o Guiñol de Holguín.
A encenação do Bonsai, do Grupo de Experimentação Cênica La Caja Negra de Santiago de Cuba, se destaca no dia de apresentações que acontecerão nas salas do Complexo Cultural Teatro Eddy Suñol e outros espaços culturais.
Durante o evento, programado até 30 de março, serão homenageadas os renomados diretores cubanos Carlos Díaz e Dagoberto Gaínza, ambos vencedores do Prêmio Nacional de Teatro em 2015 e 2021, respectivamente.
Da mesma forma, haverá um evento teórico que analisará a vida e a obra do escritor cubano Virgilio Piñera e sua importância no palco, bem como o desenvolvimento da dramaturgia e os caminhos do teatro infantil.
O concurso, promovido pelo Conselho Provincial das Artes do Espectáculo e pela Associação Hermanos Saíz, promove ainda o lançamento de vários textos relacionados com o universo das encenações e críticas teatrais, entre os quais Destino Cuba, de Freddys Núñez, e o boletim da crítica de palco Caixa 13.
Fundado em 2008, o festival volta a marcar presença após dois anos de ausência devido ao Covid-19 com um programa dedicado aos 110 anos do nascimento do dramaturgo Piñera e aos 50 anos de Guiñol de Holguín.
mem/yrv/glmv