Este encontro, que se prolongará até 3 de abril no recinto de feiras periféricos da Expocuba, insere-se nos planos das autoridades para promover o desenvolvimento sob diferentes ângulos.
A Agência Cubana de Notícias (ACN) acrescenta que o evento, convocado pelo governo da capital, reúne boa parte dos atores econômicos do território com o objetivo de gerar intercâmbio.
O encontro, pioneiro do gênero nesta província, permitirá a apresentação de produtos e serviços por parte de empresários e outras formas de gestão havaiana, a fim de fortalecer a cooperação com empresas nacionais e estrangeiras.
Relataram a presença no encontro de novas formas de gestão não-estatal, estatal e cooperativas, além de trabalhadores autônomos.
A secretária da Comissão Organizadora, Isabel Hamze, afirmou que, através da Feira, os municípios mostram as suas experiências em termos de desenvolvimento local com vista à resolução dos problemas mais prementes.
Os agentes económicos presentes na Expocuba são convocados pelos Grupos de Desenvolvimento Local municipal e pelos municípios, explicou o vice-presidente da Comissão Organizadora da Feira, Luis Carlos Góngora.
Ele especificou que serviços especializados serão oferecidos diariamente aos expositores por meio da Empresa Cubana de Telecomunicações S.A (Etecsa), Escritório Nacional de Administração Tributária (Onat), cartórios e registros comerciais, entre outras organizações.
Para o primeiro dia, os organizadores programaram a apresentação da cooperativa não agrícola Industrias Purita, do verdureiro artesanal Zumar e dos produtos gourmet de empresas como Duque Chocolatier e La Taberna del Duque.
A Feira abrirá ao público em determinados horários com um programa complementar que inclui atividades recreativas e culturais, apresentações de livros, concertos e serviços gastronómicos.
mgt/rfc/glmv