A vice-ministra cubana de Comércio Exterior e Investimento, Deborah Rivas, reafirmou sua gratidão à UNICEF Cuba por seus esforços permanentes e louváveis para fortalecer o sistema de saúde, especialmente para as crianças.
O leite em pó será distribuído aos centros do oeste de Cuba, disse Rivas na cerimônia realizada no Hospital Pediátrico Juan Manuel Márquez, uma das entidades beneficiadas com a doação.
Falando à Prensa Latina, Dania Madiedo, diretora do hospital e especialista em urologia de segundo grau, enfatizou a importância do leite para pacientes pediátricos e reiterou sua profunda gratidão pela doação.
Madiedo lembrou que 2021 foi um ano muito difícil cujos efeitos se estenderam à alimentação das crianças devido à intensificação do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos contra a ilha, juntamente com a situação econômica do país e do mundo em geral.
Uma situação que aumentou o custo deste alimento para as crianças, ele reafirmou. O leite representa mais um medicamento para as crianças, contribui para seu desenvolvimento, e embora existam 250 crianças no hospital com esta doação, muito mais crianças serão beneficiadas, observou ele.
Por sua vez, a representante da Unicef Cuba, Alejandra Trossero, explicou a Prensa Latina que a doação é destinada aos hospitais das províncias de Pinar del Río, Artemisa, Mayabeque, Havana e Matanzas.
É uma doação direta da Unicef Cuba avaliada em 85.000 dólares, disse ela, e expressou seu orgulho em contribuir desta forma para os hospitais do país e, fundamentalmente, para as crianças.
A Unicef, disse, tem uma história com Cuba há cerca de 60 anos, e tem um escritório na ilha há 30 anos. Durante a Covid-19, a organização internacional contribuiu com máscaras para o pessoal de saúde, uma fábrica de oxigênio no momento da pandemia, uma ambulância e equipamentos para a cadeia de frio, ele lembrou.
mem/tdd/bm