5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Fotografias de dança premiadas iniciam jornada pelas ruas de Cuba

Cuba1-1

Fotografias de dança premiadas iniciam jornada pelas ruas de Cuba

Havana, 29 mar (Prensa Latina) Obras premiadas na 1ª edição do Concurso Internacional de Fotografia de Dança Alicia Alonso 2021 ocuparão um trecho da avenida desta capital, como reconhecimento e para manter a arte acessível em Cuba.

O jornalista e fotógrafo cubano Gabriel Dávalos, presidente do júri, explicou à Prensa Latina que os transeuntes poderão apreciar o Grande Prêmio por várias semanas, os sete prêmios para os vencedores de cada categoria, bem como as 37 menções concedidas a obras de artistas das lentes de 10 países da América Latina, Europa, África e Oceania.

O júri internacional do concurso também foi formado por Gene Schiavone, dos Estados Unidos; Pedro Simón e Yuris Nórido, de Cuba; Fátima Nollen, da Argentina; e Mark Olich, da Rússia. Eles tiveram a tarefa de avaliar 1.763 trabalhos de 275 fotógrafos, de 29 países dos cinco continentes, e a votação foi para o cubano Brian Canelles que ganhou o Grande Prêmio.

A exposição inclui uma homenagem ao legado de sete personalidades ligadas à dança que foram premiadas por seus trabalhos ao longo da vida: sete fotógrafos e um jornalista, originários de Cuba, Espanha, Itália e México.

O presidente do evento deseja que esta exposição por cidades cubanas sirva como uma assinatura para estimular o trabalho de fotógrafos cubanos e estrangeiros em torno de bailarinos, coreógrafos e professores de dança cubanos para participar da próxima edição, marcada para 2023 com novas surpresas.

Segundo Dávalos, a Escola Cubana de Ballet não formou apenas bailarinos, professores, coreógrafos, mas também jornalistas, fotógrafos e este concurso confirma-o, já que até bailarinos participaram como artistas das lentes.

Um deles, Yoel Carreño – ex -primeira figura das companhias nacionais de Cuba e Noruega – foi o vencedor na categoria de Estudo.

Outros vencedores são Alicia Sanguinetti, da Argentina, na categoria Palco; o brasileiro Pedro Vidal, em Backstage (Bastidores); a sul-africana Nanette Melville, na Aulas de Dança; e o cubano Yoandry Sardiñas, em Retrato.

Também da ilha caribenha, Ariel Cecilio Lemus ganhou o prêmio Série Documental; e seu conterrâneo Frank D. Domínguez, em Dança em Paisagens.

No ato de abertura da jornada, nesta terça-feira, será apresentada a Edição Limitada do Catálogo de Premiados.

A exposição ficará em Havana por algumas semanas, depois viajará para várias províncias do país para ser exibida em espaços públicos em diferentes cidades.

O Concurso Internacional de Fotografia de Dança Alicia Alonso foi organizado pelo projeto criativo Matria com o apoio da Sociedade Cultural José Martí, o Fundo Cubano de Bens Culturais e patrocinado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

acl/msm/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES