Os líderes da organização de solidariedade visitaram a Casa Eusebio Leal Spengler no centro histórico de Havana, onde realizaram uma reunião com autoridades do Escritório do Historiador da Cidade para avaliar novas propostas de cooperação editorial e intercâmbio cultural.
Uma mensagem na página do CubaCoop no Facebook acrescentou que, durante o diálogo, foi manifestada a intenção de desenvolver uma homenagem a Eusebio Leal na Unesco e de renovar o acordo de colaboração existente entre as duas entidades, sendo uma das expressões mais importantes a Casa Victor Hugo em Havana.
Perla Rosales, vice-diretora geral do Escritório do Historiador da Cidade, esteve presente na reunião do lado cubano, assim como seu presidente fundador Roger Grevoul, o presidente Victor Fernandez e o vice-presidente Michel Humbert, representando a organização francesa de solidariedade.
Antes de partir para Cuba, o CubaCoop disse ao Prensa Latina que entre os objetivos da visita estava explorar a possibilidade de empresas francesas venderem alimentos para a ilha e rever o progresso dos projetos de cooperação com o Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos de Cuba.
A agenda da visita, que durará até 7 de abril, inclui o projeto de receber atletas cubanos na França para prepará-los para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Fundado em 1995 com o objetivo de romper o bloqueio americano ao povo cubano promovendo a cooperação internacional, o CubaCoop conta atualmente com 17 comitês locais em várias regiões francesas, onde também promove atividades de comunicação para aumentar a conscientização sobre a realidade cubana.
mem/jfs/bm