A peça será exposta depois de amanhã no Museu Regional de Sonora, antes de chegar ao seu local de origem, indicou o INAH em seu site.
Ele destaca que esta atividade é realizada no seguimento do acordo assinado pelo INAH, a Sociedade Histórica do Arizona e a Diocese de Nogales, por meio do qual esses valiosos bens culturais de Sonora foram devolvidos ao México, em agosto do ano passado, dos Estados Unidos.
Ambas as peças fizeram parte da exposição nacional intitulada La Grandeza de México, com sede no Museu Nacional de Antropologia e no Salão Ibero-Americano do Ministério da Educação Pública, para tornar visível a importância da repatriação dos bens culturais da nação.
O instituto indica que após este período de exposição, a pia batismal e seu aspersor chegarão ao museu Hermosillo, para apreciação da população, com o objetivo de reconhecer e valorizar uma amostra do patrimônio histórico nacional.
Depois seguirão viagem até Caborca, onde passarão a noite.
A fonte corresponde a uma peça baptismal do século XVIII, forjada em cobre, oval, com desenho floriforme multilobado, gravada e pintada à mão a vermelho e branco, com vários detalhes de pétalas verdes e laranja; Ele contém uma tampa e uma trava de ferro rebitada em forma de lágrima.
A Missão Caborca está localizada na rota das missões Pimería Alta, fundada por Eusebio Francisco Kino, entre Sonora e Arizona, e representa um extenso patrimônio, composto por sua arquitetura, ordens religiosas, documentação histórica, expressões estéticas, tradições indígenas e cultural.
oda/lma / fav