O grupo, sob a direção geral de Laura Alonso, vencedora do Prêmio Nacional de Dança, defenderá em seu repertório o pas de deux de Romeu e Julieta, A Morte do Cisne, a Suíte de La Fille Mal Gardeé, o Contradanza de Cecilia Valdés, Manon e outras obras emblemáticas do repertório clássico universal que fazem parte de sua história da dança.
Segundo um comunicado de imprensa, as apresentações em homenagem ao centro que Alonso fundou e dirige, acontecerão nos dias 8, 9 e 10 de abril com a intenção de reverenciar o legado desta instituição onde brotam jovens talentos que recebem o método de ensino da Escola de Ballet Cubana.
O evento Cuballet, inaugurado em 1982 para mostrar a forma de dança dos bailarinos cubanos, também se destacará. Como competição, teve edições estrangeiras em países como Argentina, México, Brasil, Suécia e Porto Rico. Alonso é filha de Alicia e Fernando Alonso, fundadores do Balé Nacional e da escola de balé cubana junto com Alberto Alonso, todos considerados grandes figuras da história da dança no mundo.
acl/chm/bm