Os dois primeiros dias da reunião foram para altos funcionários, que fizeram progressos nas propostas para maior eficiência e sustentabilidade, além de contribuir para o plano de trabalho ministerial.
Na quarta-feira, após uma cerimônia oficial de abertura liderada pelo Presidente da República, Guillermo Lasso, e pelo Diretor Geral da FAO, Qu Dongyu, os ministros iniciaram suas discussões.
A agenda incluiu as quatro melhorias (produção, nutrição, meio ambiente e vida), as Metas de Desenvolvimento Sustentável, bem como propostas para enfrentar as crises atuais na agricultura e o Programa Plurianual de Trabalho da Conferência Regional para a América Latina e o Caribe para 2022-2025.
Os presentes também elaboraram a nova estratégia da organização sobre a mudança climática, entre outros tópicos de interesse.
Os países participantes da 37ª Conferência Regional da FAO foram Antígua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai e Peru.
Também estavam presentes St. Kitts e Nevis, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.
rgh/scm/bm