Esta ocasião inclui 86 categorias divididas em 29 gêneros musicais e uma das estrelas da gala, apresentada novamente pelo comediante Trevor Noah, é o cantor Jon Batiste, de 35 anos, intérprete da música do filme de animação Soul, com 11 indicações.
Além de Batiste, distinguido em seções como gravação e álbum do ano, o foco será em outros artistas como Taylor Swift, uma das vencedoras da última edição com seu fonograma Folklore, e nomeada nesta 64ª edição por seu nono álbum Evermore, lançado em dezembro de 2020.
O cantor e compositor canadense Justin Bieber; A cantora e compositora estadunidense Gabriella Wilson, conhecida por seu nome artístico HER, e a rapper e produtora estadunidense Amala Zandile, conhecida como Doja Cat, têm oito indicações ao Grammy.
A lista continua com Billie Eilish, reconhecida na última cerimônia do Oscar com a estatueta de melhor canção original por No Time To Die, pertencente ao último filme de James Bond, e Olivia Rodrigo, considerada um fenômeno pop revelação, que esperam por sete louros cada.
O evento, organizado pela Academia Nacional das Artes e Ciências da Gravação, contará com apresentações de J Balvin, María Becerra, John Legend, Silk Sonic, Carrie Underwood, Billie Eilish, Lil Nas X, Olivia Rodrigo, BTS, Jack Harlow, Brothers Osborne e H.E.R.
Entre os concorrentes mais fortes, os especialistas destacam ainda o álbum Love for Sale, uma compilação de clássicos do jazz de Lady Gaga e Tony Bennett, numa edição que também valoriza o álbum Dona, de Kanye West, e Leave the Door Open de Bruno Mars e Anderson Paak.
mem/dgh/hb