Promover vínculos produtivos entre diversos atores que contribuem para o crescimento econômico das comunidades, identificar estratégias para fortalecer a gestão local e capacitar os protagonistas desses processos foram alguns dos objetivos traçados pelo Governo de Havana, principal organizador do evento realizado na Expocuba.
Com o lema “No desenvolvimento local contamos tudo” como bandeira, a feira reuniu mais de 3.140 expositores de diversas formas produtivas, divididos em entidades estatais, mipymes, cooperativas agrícolas e não agrícolas e trabalhadores autônomos.
As novas formas de gestão mostraram seu potencial e estudaram possíveis acordos entre elas e com a estatal socialista. Estiveram também presentes as entidades intermediárias de importação e exportação e as instituições responsáveis pelos seus procedimentos legais.
Além disso, houve um espaço teórico onde autoridades locais, empresários e coordenadores de projetos foram capacitados em temas como comunicação, marketing, soberania alimentar, transporte ecológico e estratégias de desenvolvimento local, entre outros.
Durante visita neste sábado à sede da feira, Esteban Lazo, presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento), destacou a importância de eventos como este para viabilizar negócios entre todas as formas de economia que contribuem para o desenvolvimento local, e também para toda Cuba.
Insistiu na necessidade de gerar vínculos entre as novas formas produtivas e a empresa estatal socialista, célula fundamental da economia cubana, para solucionar os problemas da população e gerar empregos em cada localidade.
mem/att/hb