B V Krishna Rao, presidente da Associação de Exportadores de Arroz, disse que a Índia fornecerá até 300 mil toneladas de arroz ao Sri Lanka nos próximos seis meses, informou o jornal Financial Express.
O arroz é oferecido no âmbito de uma linha de crédito de um bilhão de dólares para nação asiática, recentemente anunciada pelas autoridades indianas, que se destinaria à compra de alimentos, medicamentos e outros produtos básicos.
Deste crédito, 150 milhões de dólares correspondem ao fornecimento de arroz, explicou a fonte.
Espera-se que o embarque do grão reduza o preço do grão no Sri Lanka antes do Ano Novo cingalês, que cai em 14 de abril.
Nova Délhi também poderá fornecer a Colombo outros produtos agrícolas, como açúcar e trigo, nos próximos meses.
A assistência indiana é vista como uma medida humanitária para ajudar o povo do Sri Lanka em um momento difícil.
O Sri Lanka se tornou um importador líquido de arroz, pois sua produção caiu drasticamente depois que o país proibiu todos os fertilizantes químicos em maio de 2021 para tornar o setor agrícola 100% orgânico.
Após a queda na produção agrícola devido à proibição do uso de fertilizantes, Colombo suspendeu parcialmente a medida contra sua importação.
A Índia é o maior exportador de arroz do mundo na última década, com receita de US$ 8,7 bilhões em 2020-21 e superior a US$ 9,6 bilhões em 2021-22.
ode/abm / fav