De acordo com o Center for Earthquake Networks, o terremoto atingiu um condado da cidade de Yibin às 11h30, horário local, e seu epicentro foi de 10 quilômetros de profundidade.
As autoridades locais relataram pelo menos 280 casas com danos parciais e interrupções em dois trechos de uma rodovia interprovincial, devido ao impacto do fenômeno.
No entanto, a cidade mantém os serviços de água, eletricidade e telecomunicações sem problemas e agora especialistas inspecionam cada local para registrar todos os danos.
A província de Sichuan sofre regularmente o impacto de fortes terremotos e um deles em 2008 deixou 87.000 mortos e milhares de desaparecidos, pelo que foi definido como o pior registrado na China nos últimos anos.
Durante o ano de 2019, aquela demarcação esteve sitiada por vários sismos destrutivos e surgiu entre a população a preocupação sobre a possível ligação entre os fenómenos e as extrações nas jazidas de gás de xisto.
Embora especialistas e lideranças locais desassociem essa teoria, os geólogos chineses insistem no monitoramento constante do meio ambiente e extrema cautela durante a perfuração das reservas desse recurso, devido ao impacto na vegetação e nas estruturas geológicas, o que aumenta os riscos potenciais de explosões.
oda/ymr / fav