O funcionário está viajando na companhia do chefe da Diretoria de Assuntos Consulares e Residentes Cubanos no Exterior, Ernesto Soberón Guzmán, e do chefe da Diretoria de Identificação, Imigração e Estrangeiros, Coronel Mario Méndez Mayedo. Antes da reunião de quarta-feira com as autoridades mexicanas, a delegação realizou ontem uma reunião fraterna com uma representação de cidadãos cubanos residentes no México e membros da Associação de Moradores Cubanos “José Martí”.
No intercâmbio, o representante diplomático agradeceu o apoio dos cubanos que vivem no país, que juntamente com amigos solidários realizaram campanhas de doação de material médico e suprimentos necessários para a luta contra a Covid-19 na ilha.
Fernández de Cossío destacou a posição da comunidade cubana no México a favor da unidade e defesa da pátria e da condenação do bloqueio e da política agressiva do governo dos Estados Unidos.
A reunião ratificou o compromisso do governo cubano de fortalecer e diversificar os laços entre Cuba e seus cidadãos que vivem no exterior.
A reunião de quarta-feira é a 15ª desde que foram realizadas reuniões bilaterais deste tipo, que este ano se concentrarão nas relações migratórias e nos acordos em vigor.
Segundo a representação cubana, a reunião servirá para reafirmar a vontade e o compromisso de ambos os governos de realizar ações conjuntas destinadas a fortalecer a cooperação bilateral no campo da migração, a fim de garantir um fluxo regular, ordenado e seguro de viajantes.
mem/lma/bm